Visa o crescimento (share de mercado) e a melhoria no relacionamento e satisfação dos clientes.
Análise de Mercado
Fundamental para a elaboração do plano de marketing, a análise de mercado tem como como principais objetivos:
- Entender as necessidades dos clientes ou do público-alvo;
- Conhecer o perfil dos concorrentes e dos fornecedores;
- Conhecer as particularidades climáticas ou geográficas da região;
- entre outros.
Nesta análise são identificados os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades (SWOT), que servirão como base para a definição do posicionamento de mercado e elaboração das estratégias de marketing.
Plano de Marketing
É o instrumento utilizado para analisar o contexto atual e orientar as ações para melhorar a competitividade ou expansão dos negócios.
As principais etapas para a elaboração deste plano são:
- Análise do ambiente interno e externo;
- Definição do público-alvo;
- Definição do posicionamento de mercado;
- Estabelecimento dos objetivos e metas;
- Definição das estratégias de marketing (5P´s) (produto, praça, preço e promoção e paixão);
- Elaboração do plano de ações (5W2H).
Gestão Terceirizada de Marketing
Consiste no gerenciamento e implantação das ações de marketing, envolvendo desde a comunicação institucional e mercadológica, até a criação de campanhas de incentivo e anúncios publicitários, provendo todo o suporte para a força de vendas.
Principais atividades:
- Definição dos padrões de identidade visual e de comunicação da empresa;
- Desenvolvimento dos materiais impressos e eletrônicos (catálogos, apresentações e propostas);
- Configuração e gerenciamento das campanhas / links patrocinados;
- Gerenciamento e atualização das redes sociiais;
- Elaboração de briefings para a assessoria de imprensa;
- Organização de eventos e workshops.
Gestão da força de Vendas
Visa a implantação de ações para a melhoria do processo e do desempenho da equipe de vendas.
Principais atividades:
- Reorganização das pessoas e suas funções (pré-vendas, vendas diretas e indiretas, televendas);
- Implantação de metodologias de vendas;
- Gerenciamento das oportunidades ;
- Capacitação das pessoas com técnicas de vendas;
- Estabelecimento e acompanhamento das metas.
Gestão de relacionamento com clientes
Consiste no planejamento, gerenciamento e implantação de ações para a melhoria do processo de relacionamento, visando a retenção e o aumento da satisafação dos clientes e parceiros.
Principais atividades:
- Organização e realização de pesquisas de satisfação;
- Desenvolvimento de campanhas de fidelização e incentivo;
- Implantação de ferramentas/sistemas de CRM para o gerenciamento das informações.