CONTROLADORIA E FINANÇAS

Visa organizar e controlar as finanças da empresa, tornando possível a análise dos resultados, bem como a projeção e o planejamento das ações operacionais.

Avaliação de empresas

A avaliação do valor de uma empresa é utilizada para diversas finalidades, seja para um processo de compra ou venda parcial ou total de um negócio ou linha de produtos, ou mesmo para uma reorganização societária, fusão, sucessão familiar, benchmark, pleito de financiamentos entre outras.

Através do método de avaliação do “Fluxo de caixa descontado, Múltiplos de mercado ou Valor patrimonial”, é possível determinar o valor justo de uma empresa, reduzindo a possibilidade de perdas durante o processo de negociação.

Estudo de Viabilidade Financeira

É um estudo preliminar para verificar a viabilidade econômica e financeira de um projeto ou novo negócio, antes do seu lançamento ou operacionalização, de acordo com as expectativas do grupo empresarial.

Estudo inclui uma análise do modelo de negócios, além da projeção das receitas, custos de produção e distribuição, despesas de comercialização, com pessoal e administrativas, impostos e investimentos necessários e o retorno do capital.

Diagnóstico econômico-financeiro

É uma análise da situação econômica e financeira da empresa, considerando o histórico dos últimos anos e uma projeção para os anos seguintes, no âmbito do resultado, patrimônio e caixa.

O resultado será a apresentação das demonstrações contábeis, gerenciais e de caixa, além dos indicadores de liquidez, rentabilidade, capital e ciclos operacionais (prazos médios e caixa), análise vertical e horizontal, necessidade de capital de giro, bem como as orientações e ou recomendações básicas.

Planejamento orçamentário

Consiste em projetar as informações econômicas e financeiras da empresa (demonstração de resultados, fluxo de caixa e balanço patrimonial), com base nas premissas e diretrizes estratégicas, com o objetivo de simular e analisar o resultado futuro para a tomada de decisões.

Pode ser elaborado através do método incremental ou base zero (OBZ), onde são projetadas as receitas, custos, despesas, investimentos (Plano Anual de Investimento), depreciações/amortizações, que servirão como referência (ou limite) para a operação do negócio.

Além do planejamento, é fundamental a implantação de mecanismos sistemáticos para a gestão (alçadas, aprovações, remanejamentos, suplementações), controle e acompanhamento deste orçamento.

Indicadores de desempenho

Além dos indicadores econômicos e financeiros, os executivos das empresas necessitam de outros indicadores para analisar e acompanhar o desempenho dos negócios no âmbito organizacional, operacional ou mercadológico, sejam eles quantitativos ou qualitativos.

  • Este trabalho consiste em um RGD (Relatório Gerencial de Desempenho):
  • Entender as necessidades e objetivos dos acionistas, diretores ou gestores;
  • Definir os indicadores;
  • Avaliar a qualidade e origem das informações disponíveis;
  • Definir métricas e procedimentos para a apuração;
  • Estruturar e apresentar os indicadores com as respectivas considerações.

Gestão Terceirizada da Empresa

É recomendado para as empresas que necessitam de uma assessoria especializada e constante, e não dispõe de uma equipe interna dedicada ou capacitada para auditar, estruturar, planejar e analisar as informações econômicas e financeiras, a fim de prover orientações necessárias para a tomada de decisão.

As informações são coletadas mensalmente através dos sistemas, planilhas ou relatórios de controle utilizados pela empresa, e depois são analisadas e estruturadas para serem apresentadas para os acionistas e diretores na reunião mensal do conselho.