Visa organizar e melhorar o desempenho, a eficiência e a qualidade dos processos e dos colaboradores da empresa
Organização e gestão de pessoas
Consiste em organizar e gerenciar os recursos humanos da empresa, a fim de melhorar o relacionamento, o desempenho e a qualidade dos serviços.
Principais atividades:
- Reestruturação/implantação da estrutura hierárquica-funcional;
- Análise e descrição de cargos e funções;
- Definição da política de cargos, salários e benefícios;
- Implantação de metas e avaliação de desempenho;
- Elaboração do manual de normas e procedimentos internos.
Treinamento, Desenvolvimento
Consiste no planejamento e implantação de programas de treinamento para o desenvolvimento de habilidades e competências para os funcionários, gestores e diretores.
Estes programas podem incluir treinamentos pontuais em processos operacionais, palestras/workshops motivacionais, dinâmicas em grupo, atividades práticas ou jogos empresariais, aconselhamento de carreira, desenvolvimento de habilidades e competências técnicas / comportamentais; entre outros.
Gestão de mudanças
Consiste no gerenciamento eficaz da transformação de uma empresa, produto, processo , tecnologia ou indivíduo, visando a melhoria do desempenho organizacional e o desenvolvimento das pessoas.
Através de métodos, técnicas e das melhores práticas de gestão, são realizadas as seguintes etapas:
- Identificação das razões/motivos das mudanças;
- Realização de um diagnóstico organizacional;
- Elaboração do plano estratégico de mudanças;
- Gerenciamento e implantação do processo de mudanças;
- Acompanhamento e avaliação do processo.
Mapeamento e revisão de processos
O mapeamento compreende a identificação e descrição de todos os processos e sub-processos, organizando-os em ordem funcional (fluxogramas), incluindo as pessoas envolvidas, as atividades, prazos e documentos (AS IS – Situação Atual). Com base neste levantamento, é possível identificar as oportunidades de melhorias, que serão implementadas através da revisão destes processos (TO BE – Situação Futura). Os principais objetivos e benefícios deste trabalho são:
- Definir de maneira clara e objetiva, as responsabilidades e obrigações das pessoas;
- Garantir que os processos sigam padrões pré-estabelecidos de segurança e qualidade;
- Criar condições para acompanhamento e avaliação da eficiência dos processos;
- Prover condições para a melhoria contínua e alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa;
- Reduzir o tempo com treinamento dos funcionários e reestruturação organizacional.
Implantação de sistemas de qualidade
Consiste na implantação de sistemas de gestão de qualidade empresarial , composto por programas, ferramentas e métodos, com o objetivo de estabelecer um processo padronizado de organização, operação e gestão, para melhorar os controles e a satisfação dos clientes, reduzindo os riscos do negócio.