PESSOAS E PROCESSOS

Visa organizar e melhorar o desempenho, a eficiência e a qualidade dos processos e dos colaboradores da empresa

Organização e gestão de pessoas

Consiste em organizar e gerenciar os recursos humanos da empresa, a fim de melhorar o relacionamento, o desempenho e a qualidade dos serviços.

Principais atividades:

  • Reestruturação/implantação da estrutura hierárquica-funcional;
  • Análise e descrição de cargos e funções;
  • Definição da política de cargos, salários e benefícios;
  • Implantação de metas e avaliação de desempenho;
  • Elaboração do manual de normas e procedimentos internos.

Treinamento, Desenvolvimento

Consiste no planejamento e implantação de programas de treinamento para o desenvolvimento de habilidades e competências para os funcionários, gestores e diretores.

Estes programas podem incluir treinamentos pontuais em processos operacionais, palestras/workshops motivacionais, dinâmicas em grupo, atividades práticas ou jogos empresariais, aconselhamento de carreira, desenvolvimento de habilidades e competências técnicas / comportamentais; entre outros.

Gestão de mudanças

Consiste no gerenciamento eficaz da transformação de uma empresa, produto, processo , tecnologia ou indivíduo, visando a melhoria do desempenho organizacional e o desenvolvimento das pessoas.

Através de métodos, técnicas e das melhores práticas de gestão, são realizadas as seguintes etapas:

  • Identificação das razões/motivos das mudanças;
  • Realização de um diagnóstico organizacional;
  • Elaboração do plano estratégico de mudanças;
  • Gerenciamento e implantação do processo de mudanças;
  • Acompanhamento e avaliação do processo.

Mapeamento e revisão de processos

O mapeamento compreende a identificação e descrição de todos os processos e sub-processos, organizando-os em ordem funcional (fluxogramas), incluindo as pessoas envolvidas, as atividades, prazos e documentos (AS IS – Situação Atual). Com base neste levantamento, é possível identificar as oportunidades de melhorias, que serão implementadas através da revisão destes processos (TO BE – Situação Futura). Os principais objetivos e benefícios deste trabalho são:

  • Definir de maneira clara e objetiva, as responsabilidades e obrigações das pessoas;
  • Garantir que os processos sigam padrões pré-estabelecidos de segurança e qualidade;
  • Criar condições para acompanhamento e avaliação da eficiência dos processos;
  • Prover condições para a melhoria contínua e alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa;
  • Reduzir o tempo com treinamento dos funcionários e reestruturação organizacional.

Implantação de sistemas de qualidade

Consiste na implantação de sistemas de gestão de qualidade empresarial , composto por programas, ferramentas e métodos, com o objetivo de estabelecer um processo padronizado de organização, operação e gestão, para melhorar os controles e a satisfação dos clientes, reduzindo os riscos do negócio.