VISÃO GERAL
A necessidade de aquisição de novas competências em um ambiente de grandes e profundas mudanças tem obrigado as organizações a uma revisão de seus parâmetros de gestão. A principal ferramenta que viabiliza essa revisão e o Planejamento Estratégico.
Planejar estrategicamente, entrando na organização como um todo, sua relação com o ambiente interno e externo, levando-se em conta uma visão de futuro e seus meios de alcançá-lo é a característica e forma de atuação do nosso trabalho.
Daí a importância de analisar o ambiente para definir missão e escolher estratégia de ação.
Significa ainda, rever os projetos em que a organização está engajada, avaliar se seus objetivos e metodologia contribuem para os objetivos estratégicos escolhidos, assim como criar novos projetos.
Por sua vez, administrar estrategicamente significa ser capaz de responder às demandas do presente tendo em mente o que se planejou para o futuro.
É comum que as organizações passem pelo processo de planejamento estratégico para se darem conta que precisarão preparar-se para administrar estrategicamente. O resultado é que as rotinas anteriores tomam conta das decisões e pouco ou nada se realiza do plano adotado.
O processo de elaboração / implementação consiste em várias tarefas interelacionadas como:
- Decidir em que negócio a empresa está e formar uma visão estratégica para onde a empresa precisa ser direcionada, infundindo na organização um sentimento de meta, fornecendo orientação de longo prazo e estabelecendo uma missão clara a ser cumprida.
- Converter a visão e missão estratégicas em objetivos mensuráveis e objetivos de desempenho.
- Elaborar a estratégia para atingir os resultados desejados.
- Implementar e executar a estratégia escolhida eficiente e eficazmente.
Avaliar o desempenho, revisar os novos desenvolvimentos e ajustar o rumo de longo prazo, revendo os objetivos e estratégia. Também implementar a experiência atual, mudando as condições com novas idéias e novas oportunidades.
DESENVOLVIMENTO DE UMA VISÃO ESTRATÉGICA E DA MISSÃO DO NEGÓCIO
Qual é nossa visão para a empresa? O que vamos planejar e nos tornar?
O desenvolvimento de uma resposta cuidadosamente fundamentada para esta pergunta faz com que os executivos considerem o que é, e o que deve ser o caráter do negócio da empresa, além de ajudar a desenvolver a percepção para onde a empresa precisa ser direcionada nos próximos 3, 5 ou 10 anos.
Os diretores e gerentes devem pensar estrategicamente para onde eles estão conduzindo a empresa. A visão da diretoria sobre o tipo de empresa que desejam criar e o tipo de posição no negócio que buscam atingir, representa uma visão estratégica da empresa.