ESTRATÉGIA E GESTÃO

VISÃO GERAL

A necessidade de aquisição de novas competências em um ambiente de grandes e profundas mudanças tem obrigado as organizações a uma revisão de seus parâmetros de gestão. A principal ferramenta que viabiliza essa revisão e o Planejamento Estratégico.

Planejar estrategicamente, entrando na organização como um todo, sua relação com o ambiente interno e externo, levando-se em conta uma visão de futuro e seus meios de alcançá-lo é a característica e forma de atuação do nosso trabalho.

Daí a importância de analisar o ambiente para definir missão e escolher estratégia de ação.

Significa ainda, rever os projetos em que a organização está engajada, avaliar se seus objetivos e metodologia contribuem para os objetivos estratégicos escolhidos, assim como criar novos projetos.

Por sua vez, administrar estrategicamente significa ser capaz de responder às demandas do presente tendo em mente o que se planejou para o futuro.

É comum que as organizações passem pelo processo de planejamento estratégico para se darem conta que precisarão preparar-se para administrar estrategicamente. O resultado é que as rotinas anteriores tomam conta das decisões e pouco ou nada se realiza do plano adotado.

O processo de elaboração / implementação consiste em várias tarefas interelacionadas como:

  • Decidir em que negócio a empresa está e formar uma visão estratégica para onde a empresa precisa ser direcionada, infundindo na organização um sentimento de meta, fornecendo orientação de longo prazo e estabelecendo uma missão clara a ser cumprida.
  • Converter a visão e missão estratégicas em objetivos mensuráveis e objetivos de desempenho.
  • Elaborar a estratégia para atingir os resultados desejados.
  • Implementar e executar a estratégia escolhida eficiente e eficazmente.

Avaliar o desempenho, revisar os novos desenvolvimentos e ajustar o rumo de longo prazo, revendo os objetivos e estratégia. Também implementar a experiência atual, mudando as condições com novas idéias e novas oportunidades.

DESENVOLVIMENTO DE UMA VISÃO ESTRATÉGICA E DA MISSÃO DO NEGÓCIO

Qual é nossa visão para a empresa? O que vamos planejar e nos tornar?

O desenvolvimento de uma resposta cuidadosamente fundamentada para esta pergunta faz com que os executivos considerem o que é, e o que deve ser o caráter do negócio da empresa, além de ajudar a desenvolver a percepção para onde a empresa precisa ser direcionada nos próximos 3, 5 ou 10 anos.

Os diretores e gerentes devem pensar estrategicamente para onde eles estão conduzindo a empresa. A visão da diretoria sobre o tipo de empresa que desejam criar e o tipo de posição no negócio que buscam atingir, representa uma visão estratégica da empresa.