ESTRATÉGIA E GESTÃO
Objetiva orientar os empreendedores e/ou diretores na administração dos negócios.
Tornar empreendedores em empresários.
Diagnóstico empresarial
É a primeira fase antes de dar iniciao aos trabalhos. Consiste em uma análise ampla do negócio, com o objetivo de mostrar a “Situação Atual”, identificando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (Análise SWOT), possibilitando o desenvolvimento de planos de ações e priorizando-os.
Esta análise inclui o contexto interno (Estratégia e Gestão, Pessoas e Processos, Marketing e Vendas, Controladoria e Finanças, Tecnologia) e o contexto externo (Mercado, Concorrentes, Clientes e Fornecedores).
Planejamento Estratégico
Consiste no processo de análise do ambiente (interno e externo) e direcionamento dos rumos da organização, resultando na elaboração do plano estratégico, onde são definindas as relações entre a organização e o ambiente, em uma perspectiva de “futuro”.
O plano estabelece a identidade da organização (missão, visão e valores), bem como a formulação das estratégias e a definição das diretrizes básicas, que possibilitarão os respectivos desdobramentos em planos de ações para o atingimento dos objetivos e metas.
Reestruturação de empresas
Recomendado para empresas com problemas financeiros, operacionais, organizacionais ou de gestão, que buscam a continuidade do negócio.
Requer um plano de ações emergencial (gestão de crise) para resolver os problemas importantes e urgentes a curto prazo, envolvendo os acionistas, funcionários, clientes, credores, fornecedores e parceiros.
Concomitantemente são realizadas ações para a implantação das mudanças necessárias, seja no âmbito organizacional (pessoas), operacional (processos), financeiro (fluxo de caixa, endividamento e resultado) e estratégico (posicionamento e gestão).
Conselho Consultivo
Consiste na formação de um “colegiado” para aconselhar, fiscalizar, deliberar, gerenciar e auxiliar os acionistas e diretores na administração da empresa, agregando conhecimento e experiência de mercado.
É constituído por conselheiros externos (consultores) e membros da empresa, que analisam os assuntos e fazem as suas considerações nas reuniões que acontecem regularmente a cada período (mensal ou semanal). Este conselho pode nomear comitês internos para a realização de projetos específicos, de acordo com as diretrizes e decisões tomadas nas reuniões.
Fusões e Aquisições
Consiste em desenvolver e gerenciar todo o processo de fusões e aquisições de empresas, seja para aquisição parcial, integral, de linhas de negócios, marcas ou produtos, joint ventures, tanto do lado do comprador quanto do vendedor, incluindo:
- Diagnóstico empresarial;
- Definição dos objetivos;
- Memorando de informações;
- Prospecção das partes;
- Avaliação da empresa;
- Negociação;
- Efetivação (contrato);
- Transição.