PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

ESTRATÉGIA E GESTÃO

Objetiva orientar os empreendedores e/ou diretores na administração dos negócios.
Tornar empreendedores em empresários.

Diagnóstico empresarial

É a primeira fase antes de dar iniciao aos trabalhos. Consiste em uma análise ampla do negócio, com o objetivo de mostrar a “Situação Atual”, identificando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (Análise SWOT), possibilitando o desenvolvimento de planos de ações e priorizando-os.

Esta análise inclui o contexto interno (Estratégia e Gestão, Pessoas e Processos, Marketing e Vendas, Controladoria e Finanças, Tecnologia) e o contexto externo (Mercado, Concorrentes, Clientes e Fornecedores).

Planejamento Estratégico

Consiste no processo de análise do ambiente (interno e externo) e direcionamento dos rumos da organização, resultando na elaboração do plano estratégico, onde são definindas as relações entre a organização e o ambiente, em uma perspectiva de “futuro”.

O plano estabelece a identidade da organização (missão, visão e valores), bem como a formulação das estratégias e a definição das diretrizes básicas, que possibilitarão os respectivos desdobramentos em planos de ações para o atingimento dos objetivos e metas.

Reestruturação de empresas

Recomendado para empresas com problemas financeiros, operacionais, organizacionais ou de gestão, que buscam a continuidade do negócio.

Requer um plano de ações emergencial (gestão de crise) para resolver os problemas importantes e urgentes a curto prazo, envolvendo os acionistas, funcionários, clientes, credores, fornecedores e parceiros.

Concomitantemente são realizadas ações para a implantação das mudanças necessárias, seja no âmbito organizacional (pessoas), operacional (processos), financeiro (fluxo de caixa, endividamento e resultado) e estratégico (posicionamento e gestão).

Conselho Consultivo

Consiste na formação de um “colegiado” para aconselhar, fiscalizar, deliberar, gerenciar e auxiliar os acionistas e diretores na administração da empresa, agregando conhecimento e experiência de mercado.

É constituído por conselheiros externos (consultores) e membros da empresa, que analisam os assuntos e fazem as suas considerações nas reuniões que acontecem regularmente a cada período (mensal ou semanal). Este conselho pode nomear comitês internos para a realização de projetos específicos, de acordo com as diretrizes e decisões tomadas nas reuniões.

Fusões e Aquisições

Consiste em desenvolver e gerenciar todo o processo de fusões e aquisições de empresas, seja para aquisição parcial, integral, de linhas de negócios, marcas ou produtos, joint ventures, tanto do lado do comprador quanto do vendedor, incluindo:

  • Diagnóstico empresarial;
  • Definição dos objetivos;
  • Memorando de informações;
  • Prospecção das partes;
  • Avaliação da empresa;
  • Negociação;
  • Efetivação (contrato);
  • Transição.