Trabalhando com os outros

“A força tudo conquista, mas suas vitórias são efêmeras… Praticamente todos os homens são capazes de sobreviver à adversidade, mas se você quiser pôr o caráter de um deles à prova, dê-lhe poder.” – Abraham Lincoln.

Trabalhar com os outros constitui uma parte constante da vida profissional e pessoal. Você não tem como evitar isso, mesmo que queira. Clientes, empregados, fornecedores, parceiros são pessoas com motivações e desejos próprios. Se quiser se dar bem neste mundo, vale a pena entender como realizar as coisas com as pessoas e por meio delas.

Temos que trabalhar com eficácia com os outros. Você aprenderá a se comunicar melhor, conquistar o respeito e a confiança dos outros, reconhecer as limitações e as armadilhas das interações de grupos e liderar ou gerenciar uma equipe com eficácia.

Todos os relacionamentos humanos tem por base o Poder – a capacidade de influenciar as ações dos outros. Jamais poderemos controlar as pessoas, não temos acesso direto aos processos que levam as pessoas a fazer o que fazem. Tudo o que podemos fazer é agir de maneira que as encorajem a seguir nossas sugestões.

O uso do Poder em geral assume duas formas fundamentais: Influência ou compulsão. A influência é a capacidade de persuadir alguém a fazer o que você sugerir, e a compulsão é a capacidade de forçar alguém a fazer o que você mandar.

Encorajar um colaborador a se empenhar um pouco mais e se tornar mais participativo e comprometido com base em um sentimento de fidelidade é uma influência. Força-lo a fazer horas extras, ou trabalhar em um feriado ameaçando-o à demissão se ele se recusar é compulsão. As ações dos colaboradores podem ser as mesmas, mas a forma que eles sentem essa relação de trabalho é diferente.

Usar da influência é muito mais salutar do que a compulsão. A maioria das pessoas não suportam trabalhar sob pressão ou fazer algo contra sua própria vontade. Sendo assim, uma boa estratégia é você ter argumentos e um bom diálogo com seus colaboradores e conseguir influencia-los a cumprir os padrões de processo estabelecidos. A compulsão só fará com que eles deixem de trabalhar para você na primeira oportunidade que tiverem.

A Influência é sustentável, estabelece vínculos com o colaborador e proporciona resultados desejados sem provocar qualquer resistência.

Infelizmente muitos administradores recorrem ao Poder para atingir seus objetivos, porém ninguém esta isento de lidar com os outros, o que inevitavelmente envolve Poder.

O Poder é uma ferramenta que pode ser utilizada para o bem e para o mal. Ele representa sua capacidade de atingir seus objetivos por meio de outras pessoas. Quanto mais poder tiver, mais você poderá realizar. Assim, acredito que não há nada de moralmente errado em buscar aumentar seu poder, desde que você respeite os direitos dos outros. Quanto mais poderoso for, mais poderá realizar, mas grande poder vem acompanhado de grande responsabilidade.

A razão pela qual as interações entre grandes grupos de pessoas inevitavelmente se tornam politizadas é a própria natureza do poder.

Se você não tiver um plano de trabalho, suas ações serão decididas por outra pessoa. Quando se recusa a se empenhar para avançar na direção que considera melhor, você esta concedendo seu poder a pessoas que de fato tem planos. Recuse-se a aceitar a importância do Poder e você descobrirá que qualquer influência que tiver logo desaparece. A única maneira de vencer é decidir jogar.

A melhor maneira de aumentar seu Poder é fazer coisas que reforcem sua influência e sua reputação. Quanto mais pessoas conhecerem suas aptidões e o respeitarem, mais Poder você terá. Poder adquirido por competência e não por imposição.

 

Comentar