CONTRATAÇÃO BASEADA NO DESEMPENHO

 

CONTRATAÇÃO BASEADA NO DESEMPENHO

E se você precisar montar uma equipe? E se você for o responsável pelo recrutamento e seleção de sua empresa a medida que ela cresça? Como atrair e reter os melhores colaboradores para seu negócio?

O processo de recrutamento e seleção é um processo extremamente delicado e caro, e não existe método infalível para achar, atrair e reter funcionários e fornecedores talentosos. Tenho encontrado em meus clientes, grandes gastos com tempo e dinheiro com a contratação de pessoal, bem como um grande desgaste de toda equipe pelo excesso de Turnover –  rotatividade de pessoal.

Bons colaboradores e fornecedores não são definitivamente aqueles que possuem os currículo mais badalado ou que apresentam o melhor desempenho em uma entrevista. Os maiores talentos são as pessoas que sabem trabalhar em equipe.

O ideal é buscar pessoas que podem contribuir para a melhoria do ambiente profissional e de relações entre a equipe, que empolgam a equipe e que apresentam chance clara de ajudar e com quem será um prazer trabalhar todos os dias.

A regra de ouro para a contratação é: O melhor fator que antecipa o comportamento futuro é o desempenho passado. Se você está pretendendo contratar alguém que tenha um bom desempenho nos próximos meses e anos, precisa procurar aqueles que apresentaram um bom desempenho no passado. Isso implica fazer uma boa investigação das realizações dos candidatos e proporcionar aos melhores a chance de trabalhar em sua empresa.

No primeiro passo para contratação que é o anúncio da vaga, tenho notado que as empresas ao descreverem o cargo, exageram demais com a intenção de captar pessoas melhores qualificadas. É melhor evitar para não decepcionar o contratado futuramente.

É muito melhor descrever da maneira mais concreta possível o que o candidato de fato vai fazer no seu dia a dia, caso seja escolhido para a vaga. Se você quer candidatos que sejam atraídos pelo trabalho e, se não descrever exatamente as implicações do cargo, vai ficar difícil para eles saber se serão adequados para a vaga.

Em seguida, encontre um teste básico para a seleção. Quando o mercado de trabalho está fraco, as ofertas de emprego tendem a atrair uma multidão para as vagas, e muitos deles sem qualificações. Você precisa identificar os candidatos mais promissores o mais rápido possível.

Uma vez identificados, esses devem mostrar exemplos dos melhores trabalhos desenvolvidos até o momento. Esses trabalhos não precisam ser diretamente relacionados a vaga, mas trabalhos que o candidato deve se orgulhar deles e acreditar que eles salientam sua capacidade.

A ideia é ver exemplos de realizações o que facilita avaliar sua experiência e ética no trabalho. Se um candidato alegar que tem cinco anos de experiência em desenvolvimento de produtos, mas não consegue lhe apresentar nada que criou, fique esperto.

Por isso a verificação da experiência ao checar referências é muito importante. Junto com exemplos verifique com quem o candidato trabalhou. Oriento sempre meus clientes a fazer apenas uma pergunta – “Você voltaria a trabalhar com o candidato ou você o contrataria novamente”? Se a resposta não lhe convencer, o candidato deve ser eliminado. Se você achar o candidato excepcional e não conseguir falar com o ex patrão, deixe um recado na empresa pedindo para retornar a ligação. Se ele foi um funcionário de destaque, a pessoa retornara, caso contrário, nem vai se dar ao trabalho.

Por fim dê aos candidatos mais promissores um rápido panorama ou lhes apresente um cenário do seu ambiente de trabalho para ver como eles pensam, trabalham e se comunicam. Crie uma situação rotineira de seu negócio e solicite um relatório, uma apresentação uma ideia de como solucionar.

Não coloquem o candidato em um ambiente artificial, eles devem ter a liberdade de usar todas as ferramentas ou recursos a que estão acostumados.

O objetivo é avaliar o trabalho do candidato em um ambiente realista. No que se concentra primeiro? O que ele percebe e o que passa batido por ele? Como ele explica as decisões e as recomendações que fez? Como reage quando você faz perguntas ou discorda de alguma coisa?

As tarefas devem ser curtas e não devem tomar mais que algumas horas de trabalho.

Esse processo de contratação costuma ser uma maneira simples e eficaz de encontrar e avaliar funcionários e terceiros promissores.

É importante notar que o processo não se baseia em currículos ou entrevistas tradicionais, que na verdade só testam a capacidade do candidato de escrever um bom currículo e se portar bem em uma entrevista. Se você analisar o desempenho do candidato no passado e avaliar o trabalho dele em primeira mão, seu processo.

Comente este artigo:

https://andreasiconsult.com.br/news/contratacaobaseadanodesempenho/

Entre em contato conosco e faremos uma reunião para expor todos nossos serviços. Você vai conhecer quais são os pontos fortes e fracos do seu negocio.

Garantir o sucesso de uma empresa com um recrutamento bem feito pode ser uma tarefa mais simples quando o empreendedor conta com empresas como a Andreasi Consultoria e Contabilidade Empresarial.

 

Comentar