“Um negócio é um processo que pode ser repetido e que gera dinheiro. Todo o resto não passa de um hobby” – Paul Freet, empreendedor serial e especialista em comercialização.
Em termos gerais, uma empresa é um processo que pode ser repetido e que:
1 – cria e entrega algo de valor;
2 – que as pessoas querem ou de que precisam;
3 – a um preço que elas estejam dispostas a pagar;
4 – de maneira que satisfaça as necessidades e as expectativas dos clientes, e
5 – de forma que a empresa gere lucro suficiente para valer a pena para os proprietários manter as operações.
Não importa se você opera um empreendimento sozinho ou uma marca de bilhões de dólares; retire um desses cinco fatores e não terá mais um negócio – terá outra coisa.
Um empreendimento que não cria valor para os outros é um hobby.
Um empreendimento que não chama a atenção é um fracasso. Um empreendimento que não vende o valor que cria é uma organização sem fins lucrativos. Um empreendimento que não gera dinheiro suficiente para manter as operações inevitavelmente fechará as portas.
Em sua essência, toda empresa é uma coletânea de cinco processos interdependentes, e cada um deles leva ao seguinte:
1 – Criação de Valor. Descobrir aquilo de que as pessoas precisam ou que querem e se encarregar de sua criação.
2 – Marketing. Chamar atenção e desenvolver a demanda para o que você criou.
3 – Vendas. Transformar clientes potenciais em clientes pagantes.
4 – Entrega de valor. Dar aos clientes o que você prometeu e assegurar-se de que eles fiquem satisfeitos.
5 – Finanças. Gerar dinheiro suficiente para manter as operações e para que seus esforços valham a pena.
Se esses cinco elementos soam simples demais, é porque são. Os negócios não são (e nunca foram) um bicho de sete cabeças – trata-se simplesmente de um processo de identificar um problema e encontrar um modo de solucioná-lo que beneficie os dois lados.
Qualquer pessoa que tente fazer os negócios soarem mais complicado do que são está tentando impressioná-lo ou lhe vender algo de que você não precisa.
Os cinco principais processos de qualquer empresa, constituem a base de qualquer boa ideia e plano de negócios. Se você definir com clareza cada um desses cinco processos para a empresa, terá um entendimento completo de seu funcionamento. Se você está pensando em abrir um negócio, pode ser um bom ponto de partida definir como seriam esses processos para a empresa. Se você não conseguir descrever sua ideia ou organiza-la em um diagrama em termos desses processos essenciais, você ainda não a tem clara o suficiente para faze-la dar certo. Se você já possui uma empresa e esses processos ainda não estão bem definidos, é hora de acerta-los para evitar sua falência.