Finanças, uma arte

Pela experiência adquirida nos meus 40 anos de trabalho na área Financeira, as pessoas gostam de aprender sobre temas como criação de valor, marketing, vendas e entrega de valor – eles são fáceis de entender e visualizar.

Quando discutimos sobre finanças, contudo, os olhos perdem o brilho. Trata-se de uma área que evoca associações de minúcias contábeis, fórmulas matemáticas e planilhas repletas de números. Necessariamente não precisa ser desta forma – é fácil entende-la se nos concentrarmos no que mais importa.

Finanças são a arte e a ciência de observar a movimentação da moeda, entrando e saindo de um negócio, decidir como aloca-lo e descobrir se o que você faz está ou não correto, ou seja, produzindo resultados satisfatórios e desejados.

A contabilidade é o processo de assegurar que os dados utilizados para a tomada de decisões financeiras sejam o mais completos e precisos possíveis.

Por isso a necessidade de se dar valor aos serviços profissionais bem feitos, não é mais complicado do que isso. Sim, poderá haver modelos sofisticados e jargões extravagantes, mas, no final, você estará utilizando simplesmente os números para decidir ou analisar seu negócio e concluir se opera de maneira como deseja, e se os resultados são ou não suficientes.

Toda empresa de sucesso deve gerar alguma quantia em dinheiro para seguir avançando. Se você está criando, promovendo, vendendo e entregando valores, terá dinheiro entrando e saindo de seu empreendimento todos os dias.

Para continuar sobrevivendo, toda empresa necessariamente deve gerar receita que garanta sua autossuficiência (assunto que trataremos em artigo específico em breve), para justificar todo seu esforço e dedicação gastos nas operações.

Todos temos compras a fazer e consequentemente contas a pagar, de forma que os colaboradores envolvidos no negócio precisam ganhar dinheiro suficiente para justificar o tempo e a energia desprendida, caso contrário, decidirão trabalhar em outra empresa. Dessa forma, toda empresa deve captar parte do valor que cria para pagar as despesas com funcionários que operam o negócio.

As melhores empresas criam um círculo virtuoso: elas geram um enorme valor ao mesmo tempo que mantêm baixas as despesas, de forma que conseguem obter um resultado suficiente para manter as operações sem capturar uma parcela muito grande do valor gerado. Assim, são capazes de manter sua carteira recheada e melhorar a vida de seus clientes, já que seu empreendimento beneficia todos os envolvidos.

As Finanças o ajudam a observar o dinheiro de maneira que faça sentido.

Comentar