Ultimamente tenho me deparado com inúmeras reclamações de pequenos empresários do quão difícil esta em dirigir uma pequena empresa.
É preciso muita dedicação e trabalho duro para fazer com que o negócio dê certo, mas não há nada mais gratificante e prazeroso do que criar um negócio lucrativo.
O problema é que todos imaginam que ao criar uma pequena empresa, e esta apresentar bons resultados, pode se transformar em uma grande empresa rapidamente sem passar por dificuldades.
Para transformar um pequeno negócio em uma grande empresa, você deve passar por dores de crescimento, que nem sempre são suportáveis e que via de regra, acabam sacrificando o sonho de ter o próprio negócio.
Já constatei inúmeros casos, de pequenas empresas lucrativas, que faliram após o proprietário tentar transformar em um grande negócio, porém desestruturado. Sem um alicerce sólido não é possível atingir grandes alturas.
Se Você já é proprietário de um pequeno negócio ou tem planos de ter um em breve, precisa se preparar para alguns obstáculos que vai encontrar pela frente.
A seguir, alguns dos maiores desafios com os quais você irá se deparar e como poderá vencê-los:
Falta de Conhecimento de Marketing
Quando você inicia sua empresa, não tem um manual explicativo dos prós e contras do marketing.
Infelizmente também, muitos empresários se acham entendidos no assunto, praticando ou copiando apenas aquilo que os concorrentes ou o mercado apresenta como ferramentas de marketing. “Vou fazer um out- door e vou arrebentar de vender”. Baseado em que?
Apesar do grande numero de recursos para ajudar as pequenas empresas a dominar estas técnicas, o proprietário com sua agenda já lotada para administrar sua empresa, encontram dificuldades e falta de tempo para filtrar todos estes recursos bem como entende-los. O proprietário deve fazer um monte de coisas ao mesmo tempo e o seu marketing deve ser uma prioridade.
Espalhar as novidades sobre o seu negócio é a prioridade para seu sucesso, por isso não deve economizar esforços neste ponto.
As soluções:
Faça uma pesquisa e encontre uma empresa de marketing que possa lhe prestar um serviço de qualidade, que possa encaixar em seu orçamento, que conheça sua marca e esteja motivada para alcançar seus objetivos.
Uma vez feita a pesquisa, coloque em ação todo seu conhecimento sobre seu negócio junto com a agência.
Crie um planejamento de marketing que inclua seu público alvo, seus objetivos, a concorrência conhecida e plataformas iniciais de publicidade.
A empresa de marketing deverá lidar com seu fluxo de trabalho. Se você realmente não tem tempo para cuidar do marketing da sua empresa, vale a pena o investimento para ter a certeza de que alguém está fazendo isso por você.
Tentar Fazer Tudo Sozinho
Este é um dos pontos críticos que muitos novatos acabam caindo.
Você até pode conseguir manter um ritmo de trabalho insano durante um tempo, mas eventualmente você não vai agüentar o tranco e seu negócio vai começar a despencar.
É difícil entregar as rédeas para uma consultoria ou a outra pessoa ou confiar tarefas importantes a um recém contratado, mas à medida que seu negócio for crescendo isto será necessário.
O dinheiro que você irá gastar pagando um serviço de profissional competente, certamente vai ser mais ou menos equivalente ao que você iria perder fazendo tudo sozinho.
As soluções:
Embora às vezes você possa achar que sabe melhor (e por vezes você tem razão) não deixe de ouvir um conselho de uma empresa de consultoria especializada. Aprender com os outros e com seus erros é uma maneira excelente para compensar qualquer falta de experiência.
Lembre-se, só porque alguém te dá um conselho não quer dizer que você precisa usá-lo, mas quase sempre serve para você refletir sobre o assunto.
Monte uma equipe forte, mas se você já está desesperado para contratar uma equipe, provavelmente você já começou sua busca tarde demais.
Uma boa equipe fará toda a diferença para que seu negócio prospere, por isso certifique-se de trazer pessoas de talento que possam se adequar ao seu ambiente de trabalho.
Atrair Novos Clientes e Fidelização dos clientes existentes.
Novos clientes obviamente é muito bom para qualquer empresa, mas o que realmente faz o negócio deslanchar é ter aqueles clientes que retornam ou novos clientes.
Na verdade, um cliente fidelizado ou aquele que retorna é provável que gaste mais do que um cliente que compra pela primeira vez. Então, como é que se faz para isso acontecer?
As soluções:
Seus produtos e serviços devem ter preços competitivos. Com uma pesquisa de mercado bem feita, você vai ter uma ideia qual preço praticar. Use esta informação para cobrar um preço justo e competitivo pelos seus produtos e serviços e assim consiga vantagens atraentes.
Preste um serviço excepcional. Mesmo que você acredite que tenha uma linha de produtos excelente nada supera um serviço de primeira linha prestado com um sorriso no rosto. Como os preços e a qualidade dos produtos no mercado são muito equilibrados, o que fará de você diferente será a prestação de serviços diferenciada.
Implante um trabalho de pós-venda com seus clientes e dê incentivos, como descontos especiais ou até uma filiação para encorajá-los a voltar sempre.
Equilibrando Crescimento e Qualidade
Muito bem, seu negócio é um sucesso e está crescendo a cada dia.
Agora é importante que você encontre seu ponto de equilíbrio e determine os parâmetros que vão te nortear a dimensionar como atender o crescimento da demanda, sem que sua qualidade seja prejudicada.
As soluções:
É necessário que a cultura de valorização da qualidade não se perca com o crescimento da demanda. Aquele seu sonho que iniciou o negócio não pode ser perdido.
A Administração de qualquer negócio esta fundamentado em três pilares de sustentação, Planejar; Treinar e Cobrar. Planejando corretamente e treinando sua equipe, vai fazer sua empresa crescer como uma marca unida em torno deste princípio e você poderá cobrar de sua equipe a qualidade necessária da qual você poderá se orgulhar.
Faça o possível para não querer controlar tudo. Se você tem uma equipe competente e confiável, você deve poder delegar tarefas e projetos para a equipe, mesmo que continue mantendo um olhar atento em tudo.
Assim você vai poder trabalhar com o Planejamento Estratégico do negócio e manter o foco nas suas tarefas importantes, como aumentar a linha de produtos ou expandir para novos mercados. Crescer.
É muito mais gratificante ser um líder de um time onde todos brilham.
Sua equipe vai produzir um excelente trabalho se você Planejar e Treinar corretamente e ajudar a facilitar ao máximo as tarefas de todos.
Entre em contato conosco e faremos uma reunião para expor todos nossos serviços. Você vai conhecer quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Garantir o sucesso de uma empresa com um planejamento bem feito pode ser uma tarefa mais simples quando o empreendedor conta com empresas como a Andreasi Consultoria e Contabilidade Empresarial.