Missão, Visão e Valores – A forma mais simples e poderosa de inspirar, motivar e engajar todos em sua empresa

Seja dono ou funcionário, profissional experiente ou em início de carreira, o segredo está em saber qual SUA missão, visão e valores e também conhecer profundamente a visão, missão e valores da empresa em que trabalha. Ambas precisam estar perfeitamente alinhadas.

O que é visão, missão e valores pelo aspecto empresarial?

Missão

Razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro.

Por exemplo, a nossa missão aqui na Andreasi Consult – Consultoria e Contabilidade Empresarial é “Oferecer serviços e soluções que agreguem valores aos clientes”.

O importante é que a missão comunique de forma clara e objetiva a todos na empresa o que se espera de seu trabalho e também como a organização quer ser reconhecida por seus clientes.

Na hora de desenvolver a missão de sua empresa, algumas perguntas que podem ajudar são:

  • Para que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

Visão

Já a visão representa um estado futuro para a empresa, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.

A visão deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que a empresa quer se tornar?
  • Onde queremos chegar?
  • Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?
  • Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
  • O que eu estou ajudando a construir?

Por exemplo, a nossa missão aqui na Andreasi Consult – Consultoria e Contabilidade Empresarial é : “Prestar o melhor serviço de consultoria em nossa área de ação”.

Uma dica fantástica é que o enunciado da visão deve conter tanto aspiração como inspiração.

Valores

Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização.
Na Andreasi Consult – Consultoria e Contabilidade Empresarial – Ética, Sabedoria, Comprometimento, Qualidade e Respeito são os itens principais de nossos valores.
Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.
Portanto, vá além e identifique quais são os valores que realmente importam para sua empresa!

Por que se preocupar com a Missão, Visão e Valores?

A declaração da missão, visão e valores é a forma mais poderosa de uma empresa inspirar, engajar e motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso e respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem.

Garantir o sucesso de uma empresa com um planejamento bem feito pode ser uma tarefa mais simples quando o empreendedor conta com empresas como a Andreasi Consultoria e Contabilidade Empresarial.

Entre em contato conosco e faremos uma reunião para expor todos nossos serviços.

Comentar