PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É comum que organizações passem pelo processo de planejamento estratégico sem se darem conta de que precisarão preparar-se para administrar estrategicamente. O resultado é que as rotinas anteriores tomam conta das decisões e pouco ou nada se realiza do plano adotado. Todos devem se preocupar em pensar estrategicamente o seu negócio.
A VISÃO É A GESTÃO ESTRATÉGICA
A necessidade de aquisição de novas competências em um ambiente de grandes e profundas mudanças tem obrigado as organizações a uma revisão de seus parâmetros de gestão. A principal ferramenta que viabiliza essa revisão é o Planejamento Estratégico.
A ÊNFASE NOS PROCESSOS DO NEGÓCIO E NO “FEEDBACK”
Planejar estrategicamente, pensando na organização como um todo, sua relação com o ambiente interno e externo, levando-se em conta uma visão de futuro e seus meios de alcançá-lo é a característica e forma de atuação do nosso trabalho.
PLANEJAR E ADMINISTRAR ESTRATÉGICAMENTE, PENSANDO NO FUTURO, MAS SEM ESQUECER DO PRESENTE. OS PARÂMETROS DO PASSADO TAMBÉM PRECISAM SER LEMBRADOS.
Daí a importância de analisar o ambiente para redefinir missão e escolher estratégias de ação.
O DESENVOLVIMENTO DAS NOVAS FERRAMENTAS
- Desenvolvimento da visão, missão e objetivos estratégicos
- Planejamento estratégico a curto / médio / longo prazo
- Análise mercadológica da empresa
- Metodologia de acompanhamento de resultados
- Implantação de Sistema de Gestão Financeira – OBZ (Orçamentos a Base Zero) dentre outros.
AS MUDANÇAS NAS FORMAS DO PODER
Decidir em que negócio a empresa esta e formar uma visão estratégica para onde a empresa precisa ser direcionada, infundindo na organização um sentimento de meta, fornecendo orientação de longo prazo e estabelecendo uma missão clara a ser cumprida.
A IMPORTÂNCIA DA COLETA E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES
Converter a visão e missão estratégicas em objetivos mensuráveis e objetivos de desempenho.
A INOVAÇÃO CONSTANTE E A MUDANÇA ADEQUADA E ACELERADA
Elaborar a estratégia para atingir os resultados desejados.
Implementar e executar a estratégia escolhida eficiente e eficazmente.
Avaliar o desempenho, revisar os novos desenvolvimentos e ajustar o rumo de longo prazo, revendo os objetivos e estratégia. Também implementar a experiência atual, mudando as condições com novas idéias e novas oportunidades.
A TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS
Os diretores e gerentes devem pensar estrategicamente para onde eles estão tentando conduzir a empresa. A visão da diretoria sobre o tipo de empresa que se tenta criar e o tipo de posição no negócio que se tenta atingir, representa uma visão estratégica para a empresa.
A BUSCA INCESSANTE PELA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE
A finalidade do estabelecimento de objetivos é converter a declaração geral da missão do negócio e da direção da empresa em objetivos de desempenho específicos, por meio dos quais o progresso da organização pode ser medido.
APROVEITAR AS OPORTUNIDADES DE MERCADO, LEMBRANDO SEMPRE DE CONHECER COM PROFUNDIDADE O PÚBLICO ALVO E A FORMA DE SE COMUNICAR COM ELE
SEUS CUSTOS E LUCROS, FAZENDO SEMPRE UMA ANALOGIA COM OS PADRÕES EXISTENTES NO MERCADO
Os objetivos financeiros são críticos para manter a vitalidade da organização e assegurar os recursos que a empresa precisa para crescer e prosperar. Os objetivos estratégicos servem para induzir os esforços gerenciais para reforçar o negócio geral da empresa e sua posição competitiva.
ELABORAR E IMPLEMENTAR ESTRATÉGICAS, TANTO PARA O ATAQUE COMO PARA A DEFESA, SEM PERDER DE VISTA O FOCO
O estabelecimento de objetivos desafiadores, mas factíveis, ajuda a evitar o contentamento, a compulsão, a confusão interna sobre o que deve ser feito e a estabilização do desempenho organizacional.
- A CONSONÂNCIA COM A REALIDADE E O APERFEIÇOAMENTO CONSTANTE
- A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
- A BUSCA POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS QUE SEJAM OUSADOS, QUE TENHAM UMA VISÃO GLOBAL, E QUE SAIBAM TRABALHAR EM EQUIPE
- AS MUDANÇAS E INTENÇÕES DE COMPRAS DAS PESSOAS E ORGANIZAÇÕES
- AS TENDÊNCIAS E MEGATENDÊNCIAS DE MERCADO.
- A NECESSIDADE NÃO SÓ DE PENSAR GLOBALMENTE, MAS DE AGIR E INTERAGIR LOCALMENTE.
- O ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO MOVIMENTO ESTRATÉGICO DA CONCORRÊNCIA.
- A EVOLUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO MIX DE PRODUTOS E SERVIÇOS.
- AS AUDITORIAS CONSTANTES
- AS EVOLUÇÕES NOS MODELOS E PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO, VENDA E DISTRIBUIÇÃO, ASSIM COMO ACONTECE NO COMÉRCIO ELETRÔNICO.
- A FIXAÇÃO DE RALACIONAMENTOS DURADOUROS.
- O CONHECIMENTO COM BOM NÍVEL DE COMPREENSÃO E DOMÍNIO DA INFORMÁTICA, MARKETING DIRETO E INTERNET.
- A FLEXIBILIDADE PARA MUDAR SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO.
“COM PLANEJAMENTO CUIDADOSO E DETALHADO, PODE-SE VENCER; COM PLANEJAMENTO DESCUIDADO E MENOS DETALHADO, NÃO SE PODE VENCER. A DERROTA É MAIS DO QUE CERTA SE NÃO SE PLANEJA NADA”.
(Arte da Guerra e do Gerenciamento, Sun Tzu).
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Você vai conhecer quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Renê Andreasi – Andreasi Consult