Todos devem se preocupar em pensar estrategicamente o seu negócio

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É comum que organizações passem pelo processo de planejamento estratégico sem se darem conta de que precisarão preparar-se para administrar estrategicamente. O resultado é que as rotinas anteriores tomam conta das decisões e pouco ou nada se realiza do plano adotado. Todos devem se preocupar em pensar estrategicamente o seu negócio.

A VISÃO É A GESTÃO ESTRATÉGICA

A necessidade de aquisição de novas competências em um ambiente de grandes e profundas mudanças tem obrigado as organizações a uma revisão de seus parâmetros de gestão. A principal ferramenta que viabiliza essa revisão é o Planejamento Estratégico.

A ÊNFASE NOS PROCESSOS DO NEGÓCIO E NO “FEEDBACK”

Planejar estrategicamente, pensando na organização como um todo, sua relação com o ambiente interno e externo, levando-se em conta uma visão de futuro e seus meios de alcançá-lo é a característica e forma de atuação do nosso trabalho.

PLANEJAR E ADMINISTRAR ESTRATÉGICAMENTE, PENSANDO NO FUTURO, MAS SEM ESQUECER DO PRESENTE. OS PARÂMETROS DO PASSADO TAMBÉM PRECISAM SER LEMBRADOS.

Daí a importância de analisar o ambiente para redefinir missão e escolher estratégias de ação.

O DESENVOLVIMENTO DAS NOVAS FERRAMENTAS

  • Desenvolvimento da visão, missão e objetivos estratégicos
  • Planejamento estratégico a curto / médio / longo prazo
  • Análise mercadológica da empresa
  • Metodologia de acompanhamento de resultados
  • Implantação de Sistema de Gestão Financeira – OBZ (Orçamentos a Base Zero) dentre outros.

AS MUDANÇAS NAS FORMAS DO PODER

Decidir em que negócio a empresa esta e formar uma visão estratégica para onde a empresa precisa ser direcionada, infundindo na organização um sentimento de meta, fornecendo orientação de longo prazo e estabelecendo uma missão clara a ser cumprida.

A IMPORTÂNCIA DA COLETA E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES

Converter a visão e missão estratégicas em objetivos mensuráveis e objetivos de desempenho.

A INOVAÇÃO CONSTANTE E A MUDANÇA ADEQUADA E ACELERADA

Elaborar a estratégia para atingir os resultados desejados.

Implementar e executar a estratégia escolhida eficiente e eficazmente.

Avaliar o desempenho, revisar os novos desenvolvimentos e ajustar o rumo de longo prazo, revendo os objetivos e estratégia. Também implementar a experiência atual, mudando as condições com novas idéias e novas oportunidades.

A TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS

Os diretores e gerentes devem pensar estrategicamente para onde eles estão tentando conduzir a empresa. A visão da diretoria sobre o tipo de empresa que se tenta criar e o tipo de posição no negócio que se tenta atingir, representa uma visão estratégica para a empresa.

A BUSCA INCESSANTE PELA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE

A finalidade do estabelecimento de objetivos é converter a declaração geral da missão do negócio e da direção da empresa em objetivos de desempenho específicos, por meio dos quais o progresso da organização pode ser medido.

APROVEITAR AS OPORTUNIDADES DE MERCADO, LEMBRANDO SEMPRE DE CONHECER COM PROFUNDIDADE O PÚBLICO ALVO E A FORMA DE SE COMUNICAR COM ELE

SEUS CUSTOS E LUCROS, FAZENDO SEMPRE UMA ANALOGIA COM OS PADRÕES EXISTENTES NO MERCADO

Os objetivos financeiros são críticos para manter a vitalidade da organização e assegurar os recursos que a empresa precisa para crescer e prosperar. Os objetivos estratégicos servem para induzir os esforços gerenciais para reforçar o negócio geral da empresa e sua posição competitiva.

ELABORAR E IMPLEMENTAR ESTRATÉGICAS, TANTO PARA O ATAQUE COMO PARA A DEFESA, SEM PERDER DE VISTA O FOCO

O estabelecimento de objetivos desafiadores, mas factíveis, ajuda a evitar o contentamento, a compulsão, a confusão interna sobre o que deve ser feito e a estabilização do desempenho organizacional.

  • A CONSONÂNCIA COM A REALIDADE E O APERFEIÇOAMENTO CONSTANTE
  • A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
  • A BUSCA POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS QUE SEJAM OUSADOS, QUE TENHAM UMA VISÃO GLOBAL, E QUE SAIBAM TRABALHAR EM EQUIPE
  • AS MUDANÇAS E INTENÇÕES DE COMPRAS DAS PESSOAS E ORGANIZAÇÕES
  • AS TENDÊNCIAS E MEGATENDÊNCIAS DE MERCADO.
  • A NECESSIDADE NÃO SÓ DE PENSAR GLOBALMENTE, MAS DE AGIR E INTERAGIR LOCALMENTE.
  • O ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO MOVIMENTO ESTRATÉGICO DA CONCORRÊNCIA.
  • A EVOLUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO MIX DE PRODUTOS E SERVIÇOS.
  • AS AUDITORIAS CONSTANTES
  • AS EVOLUÇÕES NOS MODELOS E PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO, VENDA E DISTRIBUIÇÃO, ASSIM COMO ACONTECE NO COMÉRCIO ELETRÔNICO.
  • A FIXAÇÃO DE RALACIONAMENTOS DURADOUROS.
  • O CONHECIMENTO COM BOM NÍVEL DE COMPREENSÃO E DOMÍNIO DA INFORMÁTICA, MARKETING DIRETO E INTERNET.
  • A FLEXIBILIDADE PARA MUDAR SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO.

“COM PLANEJAMENTO CUIDADOSO E DETALHADO, PODE-SE VENCER; COM PLANEJAMENTO DESCUIDADO E MENOS DETALHADO, NÃO SE PODE VENCER. A DERROTA É MAIS DO QUE CERTA SE NÃO SE PLANEJA NADA”.
(Arte da Guerra e do Gerenciamento, Sun Tzu).


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Você vai conhecer quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Renê Andreasi – Andreasi Consult

 

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