O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma previsão orçamentária ou um Budget”, projetado sem levar em consideração o que ocorreu nos anos anteriores, é também usado quando se inicia uma empresa e ela ainda não tem histórico de vendas e despesas ou de receitas e gastos. O OBZ é uma abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969.
Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.
O OBZ é um meio prático de os gestores empresariais não cair na zona de conforto; é uma ferramenta que avalia as reais necessidades ou os excessos nas empresas sem repetir os mesmos números do ano anterior com pequenos acréscimos de 5% ou 10%. Logicamente é muito mais rápido e cômodo fazer o Orçamento Base Histórica (OBH), mas serve para pouca coisa; você estará colocando como previsão de vendas as mesmas do ano anterior sem levar em conta um Planejamento Estratégico para o ano ou sem levar em consideração como anda seus concorrentes ou novos produtos que serão lançados no mercado afetando diretamente suas vendas.
Antes de qualquer coisa, é preciso estabelecer quais são as metas e objetivos do período e então montar um Planejamento Estratégico, Tático e Operacional para alcançar estas metas e objetivos. Depois disto, precisamos quantificar quais serão as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos necessários para colocar os planos em prática, obtendo assim o Orçamento Empresarial para o período planejado.
Uma das maiores vantagens na utilização do OBZ esta na fácil identificação de Despesas e Custos supérfluos em empresas que se baseiam no histórico. Por ter que realizar o orçamento do zero, o gestor é obrigado a analisar cada Custo e Despesa detalhadamente, eliminando o que não é necessário e liberando orçamento para investir em outros pontos que poderiam passar despercebidos.
Outras vantagens e benefícios gerados pela metodologia para sua empresa são:
- Permite alocação dos recursos de maneira muito mais eficiente;
- Auxilia na detecção de orçamentos inflados;
- Elimina processos que não agregam valor;
- Aumenta a motivação dos gestores ao dar maior autonomia e responsabilidade pela tomada de decisões;
- Melhora a comunicação e coordenação dentro da organização.
- Algumas dicas extras
Corte o excesso de peso; Dá trabalho, mas vale a pena;
As decisões precisam de embasamento; Responsabilidade ao efetuar cortes e:
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