“Nunca diga às pessoas, como fazer as coisas. Diga-lhes o que fazer e elas o surpreenderão com a própria inventividade” – General George S. Patton
As pessoas em geral odeiam que lhes digam exatamente o que devem fazer. O “micro gerenciamento” é um desastre na existência de qualquer pessoa. Se você for um profissional competente, nada é mais desgastante e degradante, que alguém determinar e examinar seu trabalho e nos mínimos detalhes.
O micro gerenciamento, fruto dos dirigentes centralizadores, não só é irritante como também ineficiente. Explicar nos mínimos detalhes, não apenas faz as pessoas se sentirem menos importantes, mas também atrapalha o próprio desempenho delas. Nenhum manual de instruções, por mais detalhado que seja, será capaz de cobrir cada contingência que possa existir no fluxograma de qualquer atividade. Quando algo inevitavelmente muda, o micro gerenciamento fracassa.
Pense em como um dirigente que insisti no micro gerenciamento inevitavelmente ficara sobrecarregado – lembre que os seres humanos não são escaláveis. Quanto maior for o número de colaboradores, mais orientações o dirigente terá que dar para manter o fluxo de trabalho funcionando. Se você tiver dez funcionários trabalhando, o micro gerenciamento será um problema, com cinquenta será um incomodo e com uma centena, um grande pesadelo.
A descentralização constitui uma forma muito melhor de delegar tarefas, sempre que atribuir uma função a alguém, apenas diga por que aquela atividade deve ser feita. Quanto mais seu colaborador entender o propósito por trás das ações, mais ele será capaz de reagir apropriadamente quando a situação sofrer mudanças.
A descentralização se originou nos campos de batalha, pois os generais não poderiam estar ao mesmo tempo em todos os lugares para dar os comandos, o que seria ineficiente.
Cabe ao dirigente explicar qual é a estratégia do negócio da empresa e o porque de uma determinada ação e qual a função daquele procedimento na estratégia geral, assim o dirigente ficara livre para utilizar seu conhecimento da meta e as novas informações para que todos possam agir da maneira que melhor sustente a intenção original.
A intenção do dirigente reduz custos improdutivos de comunicação. Ao esclarecer a intenção por trás de determinado plano, um líder pode tornar a comunicação constante menos crucial para o sucesso da equipe como um todo. Se todos souberem e entenderem o propósito do plano, podem agir de maneira que sustente a intenção sem demandar atenção constante.
Quando você comunica a intenção por trás dos planos, permite que as pessoas com as quais trabalha reajam com inteligência às mudanças assim que ocorrerem.
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